sexta-feira, 15 de junho de 2012

A Natureza como fonte de inspiração



A forte relação que os seres humanos mantêm com a natureza é vivenciada de um modo especial por aqueles que dela recolhem a matéria prima para o seu trabalho. Constante fonte de inspiração para alguns artistas a natureza é tema recorrente de suas criações e deste universo rico em vidas e formas. Com os recursos que o meio ambiente nos proporciona pode-se, através da pesquisa e exploração consciente, criar peças que venham valorizar a cultura local contribuindo para um diferencial em um mercado internacional associado aos recursos tecnológicos.


O desenvolvimento e a confecção de produtos utilizando a matéria prima natural como minerais, sementes, madeira, plumas e peles, permitirão produzir para o mercado consumidor, produtos de alta qualidade. 


Dentro desse contexto entra o trabalho artesanal associado ao uso da tecnologia, criando objetos artísticos sem descaracterização da matéria prima original.


A atividade artesanal, um sistema produtivo de baixa complexidade se comparado ao setor industrial, abrange todo um processo de desenvolvimento de produto, desde a sua conceituação até a sua inserção no mercado. O desafio está em conciliar as necessidades do consumidor atual em termos de custos, qualidade, acesso etc. com os aspectos que mais caracterizam a produção artesanal: a identidade dos produtos e o conceito de quem os produz.


A matéria prima natural sempre fez parte da história do homem. Desde a era primitiva o artesanato está presente no seu cotidiano tanto na forma utilitária como na forma decorativa. O homem aprendeu a viver com os recursos que a natureza lhe proporcionou; dela tirou alimento, material para construção, vestimenta etc. Com o tempo, aprendeu a transformar a matéria prima em utilitários para suprir suas necessidades. 


O artesanato contemporâneo ou conceitual orientado por um designer e com um estimulo inovador possibilita criar um diferencial dentro do mercado de moda internacional. Além de ter um valor de uma peça exclusiva ainda carrega o conceito de sustentabilidade.


Alguns estilistas que já usam esse recurso em suas criações.





              











0 comentários :

Postar um comentário